O crescimento das exportações cazaques e seus desdobramentos econômicos e políticos

Boletim Brasil & Oriente
3 min readNov 15, 2022

--

Girassóis na região leste do Cazaquistão | Fonte: Shutterstock.

Em fevereiro de 2022, quando se iniciou o confronto entre Rússia e Ucrânia, poucos especialistas e analistas eram capazes de mensurar a durabilidade e os mais diversos impactos advindos da guerra. Após meses de conflitos, a alta de preços, seguida da escassez de certos produtos, tais como gás natural, óleo de cozinha, grãos e fertilizantes, surgiu como o grande sintoma de um desarranjo econômico causado pelas disputas territoriais. Nesse sentido, o mercado de bens alimentícios, especificamente o de óleo de cozinha, sofreu duas grandes baixas: o desabastecimento das produções ucranianas, responsável por um terço da produção global de óleo de girassol, segundo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, e a redução das exportações indonésias até setembro deste ano, maior produtor de óleo de palma.

Diante do cenário da falta de fornecedores confiáveis, a maior economia da Ásia Central encontrou terreno para alavancar suas exportações e sua economia. Desde o início do ano até outubro, as exportações aumentaram 158%, de acordo com levantamento feito pelo jornal Eurasianet, crescimento esse 4 vezes superior ao das exportações no ano de 2021, durante o mesmo período. Dessa forma, as produções agrícolas advindas do leste possuem um efeito ressonante não só no comércio internacional, como foi abordado anteriormente, mas também na dimensão econômica doméstica do Cazaquistão enquanto Estado e em sua projeção no cenário mundial.

Sob uma perspectiva interna de sua economia, o aumento das exportações de óleo de girassol tem tanto potencial econômico quanto político. Do lado econômico, uma vez mantida a tendência superavitária da balança comercial, a qual registrou um superávit de 2,8 milhões de dólares até agosto de 2022, de acordo com o portal Trading Economics, há a possibilidade da criação de novos empregos que visam atender a demanda externa de bens e serviços, os quais contribuirão para o fortalecimento da renda nacional por meio da consolidação da demanda, aumento da riqueza externa líquida cazaque, bem como a manutenção do saldo positivo do balanço de pagamentos para o final do ano. Do lado político, o aumento da comercialização e das vendas representa, indubitavelmente, uma maior inserção do Cazaquistão na arena política mundial e o estabelecimento do país como uma referência internacional, elevando sua relevância e pertinência nas discussões de assuntos de interesse global, como a fome mundial.

Em complemento com tal análise, é preciso entender a dimensão do impacto que o bom desempenho cazaque no setor externo exerce na posição dos atores dentro da política internacional. Para o pensador realista Kenneth Waltz, os ganhos relativos e a mudança de capabilities dos Estados são dois elementos fundamentais para compreender mudanças estruturais no sistema internacional, além do padrão de interação entre os Estados. Nesse sentido, com base no pensamento neorrealista defensivo, o Cazaquistão, em relação aos outros países centro asiáticos, reafirma a sua posição de dominância na Ásia Central como centro econômico e político da região ao se colocar ainda mais a frente de países que ameaçam a sua hegemonia, como o Uzbequistão, além de alterar a extensão de suas capacidades e de seu poderio econômico.

Dado o exposto, o planejamento de projeção internacional do Estado cazaque e de fortalecimento de sua hegemonia na região ganha força, tornando-se, assim, uma espécie de guardião dos assuntos e interesses centro asiáticos, ao mesmo tempo em que enfrenta as ambições russas e chinesas na região. Resta saber, em face de toda essa conjuntura, como essas potências regionais e outros países vizinhos lidarão com a postura do Cazaquistão.

Por João Pedro

Editado por Camila Contine

Revisado por Lívia Winkler

Fontes:

Exportação de óleo de palma indonésio deve cair em 2022, diz fonte do setor. CNN BRASIL, 22 set. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/exportacao-de-oleo-de-palma-indonesio-deve-cair-em-2022-diz-fonte-do-setor/. Acesso em: 07 out. 2022.

Kazakhstan indicators. TRADING ECONOMICS. Disponível em: https://tradingeconomics.com/kazakhstan/indicators. Acesso em: 10 out. 2022.

Kazakhstan ramps up sunflower oil exports by 2.5 times. JIBEK JOLY, 04 nov. 2022. Disponível em: https://jjtv.kz/en/news/business/25603-kazakhstan-ramps-up-sunflower-oil-exports-by-2-5-times. Acesso em: 10 out. 2022.

Kazakhstan trade statistics: Exports, Imports, Products, Tariffs, GDP and related Development Indicator. WITS. Disponível em: https://wits.worldbank.org/countryprofile/en/kaz. Acesso em: 10 out. 2022.

LILLIS, Joanna. Kazakhstan profits from global sunflower shortage. EURASIANET, 19 out. 2022. Disponível em: https://eurasianet.org/kazakhstan-profits-from-global-sunflower-shortage. Acesso em: 08 out. 2022.

WALTZ, Kenneth. Theory of international politics. Massachusetts: Addison-Wesley, 1979.

--

--

Boletim Brasil & Oriente

Boletim de análises pautadas nas relações exteriores entre a República Federativa do Brasil e países do Oriente.